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Explore as estratégias eficazes do Growth Marketing, uma abordagem dinâmica para impulsionar o crescimento empresarial. Desde análise de dados e testes A/B até SEO e automação, descubra como empresas, sejam startups ou tradicionais, podem adotar práticas inovadoras para alcançar um crescimento acelerado e sustentável.
O growth marketing é uma abordagem focada em identificar e implementar estratégias que impulsionam o crescimento acelerado de uma empresa.
Em vez de apenas implementar e sustentar estratégias de crescimento perenes, ou contar apenas com crescimento orgânico ao longo do tempo, o objetivo do growth marketing é aumentar rapidamente o número de clientes e receita de uma empresa de forma exponencial.
Conheça como a Growth Tribe define growth marketing.
O marketing digital tradicional percebeu um crescimento acelerado e uma adoção significativa por boa parte das empresas B2B à partir da década de 2010, com a descoberta do inbound marketing aliada à democratização de smartphones e redes sociais.
Nestes pouco mais de dez anos de desenvolvimento do mercado de marketing digital diversas disciplinas começaram a surgir, segmentando as estratégias de marketing digital em propostas menores, como:
Essa divisão estabeleceu no mercado um cenário de muros entre as estratégias. Onde especialistas de diferentes disciplinas tentavam provar que suas estratégias eram superiores.
Por isso, hoje vemos no mercado diversos profissionais extremamente especializados em uma disciplina, enquanto desconhecem completamente as outras.
Todo esse enviesamento deixou o mercado viciado em algumas estratégias específicas. Era comum ver empresas que tinham estratégias de anúncios em mecanismos de busca altamente desenvolvidos, enquanto uma estratégia de SEO defasada.
Enquanto outras empresas desenvolviam estratégias de inbound marketing, sem antes olhar para uma estruturação de suas mídias sociais e conteúdo orgânico.
O Growth Marketing surge como uma nova nomenclatura para práticas não necessariamente tão novas assim. Unindo os conceitos de Growth Hacking do Vale do Silício, baseado no livro Hacking Growth do Sean Ellis, às melhores práticas do mercado de marketing digital e o apego à análise de dados, otimização e testagem constantes.
Além disso, o conceito de Growth Marketing também se inspira no conceito do Profissional de Marketing em T (T-shaped Marketer) da Growth Tribe.
Esse conceito nos indica que os profissionais formato T precisam ser especialistas em algumas modalidades, ter conhecimentos generalistas em fundamentos de marketing e conhecimentos básicos em outras disciplinas relativas ao mercado que está inserido, como Análise de Dados, Psicologia Comportamental e Mentalidade de Growth.
De antemão: não estou aqui para falar qual modelo é melhor ou pior. Mas sim para dar um panorama geral sobre ambos os modelos de trabalho.
O Growth Marketing é uma inovação ao modelo do Marketing Digital tradicional. Isso não quer dizer que é melhor, ou pior, apenas diferente. E não servirá para todos os tipos de empresa.
Empresas com modelos de negócio e gestão tradicionais podem sentir dificuldade em implementar um time de growth, pois times de growth precisam ter a liberdade para testar um número infindável de variáveis e encontrar alavancas de crescimento – isso em empresas tradicionais pode esbarrar em burocracias intermináveis.
O modelo de growth marketing funciona muito bem com startups, empresas mais modernas e baseadas em tecnologia. Pois a maioria já nasce em um ambiente disruptivo e com noções voltadas ao testes e análise de dados cruciais para times de growth.
Ainda assim, grandes empresas que trabalham sob o modelo do marketing digital tradicional foram responsáveis por estabelecer esse novo plateau que o mercado se encontra, e elas irão continuar transformando o mercado mesmo sem nunca implementar times de growth marketing internamente.
No fim, tudo se resume à cultura da empresa e à capacidade de oferecer os recursos necessários. Sua empresa pode trabalhar com agências especializadas em diferentes disciplinas do marketing digital e obter excelentes resultados, ou pode internalizar um time enxuto de growth marketing e também obter excelentes resultados.
Porém, saiba que um time de growth marketing estará sempre motivado e focado em encontrar alavancas de crescimento para gerar um crescimento significativo em sua empresa, enquanto muitas agências e times de marketing digital irão apenas manter as estratégias tradicionais, medindo os dados e oferecendo relatórios mensalmente.
Você deve estar se perguntando: como podemos alcançar esse crescimento acelerado?
Aqui estão algumas estratégias eficazes de growth marketing que você pode implementar em sua empresa:
Use ferramentas de análise para entender o comportamento do seu público-alvo. Descubra de onde vêm seus visitantes, como interagem com seu site e quais são suas preferências e desejos.
Identifique os padrões de comportamento e utilize a inteligência adquirida para gerar testes e implementar novas estratégias.
Use testes A/B para experimentar diferentes variações de seus conteúdos e campanhas de marketing. Isso permitirá que você determine quais estratégias são mais eficazes para alcançar seus objetivos de marketing.
Teste seus criativos, suas landing pages, suas páginas de conversão, sua comunicação e até mesmo seus modelos de e-mail. Acredite: Você poderá se surpreender com suas descobertas.
Identifique os pontos fracos em seu processo de conversão e faça ajustes para melhorar a experiência do usuário e aumentar as conversões.
Pense que o usuário faz uma jornada completa desde sentir uma necessidade, descobrir um produto e tomar a decisão pela compra.
Quais variáveis são testáveis e passíveis de otimização ao longo dessa jornada? Otimize a jornada do seu lead e veja o número de conversões aumentar.
Use ferramentas de automação de marketing para personalizar sua comunicação com seus leads e clientes. Isso pode incluir e-mails de acompanhamento, lembretes de carrinho abandonado e conteúdo personalizado.
Hoje estão disponíveis no mercado centenas de ferramentas de automação, das mais completas até às de funcionalidade única. Com variações nas cobranças e muitas com modelos gratuitos de serviço.
Automatizar suas ações de marketing é crucial para conseguir implementar toda e qualquer estratégia de growth marketing.
Otimize seu site para os mecanismos de busca, aumentando sua visibilidade e alcance. Use palavras-chave relevantes, meta descrições eficazes e otimize seus títulos e tags.
Conheça estratégias de SEO para ampliar seu negócio.
Além disso garanta que seu site, ou app, tenha uma experiência positiva para o usuário. Velocidade de carregamento e a experiência do usuário muitas das vezes são os principais causadores da péssima performance da sua empresa.
Crie conteúdo relevante e valioso para o seu público-alvo. Isso pode incluir postagens em blogs, vídeos, e-books, infográficos e outros tipos de conteúdo.
Todas as pessoas estão conectadas, 100% do tempo consumindo conteúdo. Seguindo o princípio de Pareto, 80% de todo o conteúdo disponível é lixo ou inútil – no sentido de gerar oportunidades de negócio.
Garanta que o conteúdo da sua empresa esteja nos 20% de conteúdo útil e valioso que gera oportunidades de negócio.
Use as redes sociais para alcançar seu público-alvo e promover sua marca. Comunique-se de forma autêntica e relevante e use táticas de engajamento para aumentar o envolvimento do público.
Entenda melhor sobre gestão de mídias sociais.
Sua rede social não é uma grande vitrine. Mas sim uma PLATAFORMA de conexão com clientes em potencial. Postar diariamente apenas os produtos que sua empresa oferece é a melhor forma de garantir um engajamento pífio.
Pessoas engajam com pessoas, pessoas engajam com histórias. Ofereça isso a elas. Ninguém, ninguém mesmo, quer ver a foto do seu produto em um fundo colorido.
Use a mídia paga para ampliar sua visibilidade e alcance. Isso pode incluir anúncios no Google, Facebook, Instagram e outras plataformas relevantes.
Saiba mais sobre gestão de tráfego pago.
Se organicamente sua empresa alcança 1000 pessoas, prepare-se para alcançar 1 Milhão. Jogue o jogo da escala com ajuda da mídia paga e veja sua empresa crescer exponencialmente.
Mas, tenha em mente que: Produto ruim para 1000 pessoas, continua ruim para 1.000.000.
Tendo essas estratégias em mente, você está pronto para implementar o growth marketing em sua empresa e impulsionar o crescimento acelerado. Lembre-se de sempre analisar seus resultados e ajustar suas táticas de acordo com o que funciona melhor para sua empresa.
Em última análise, a escolha entre growth marketing e marketing digital tradicional depende da cultura e modelo de negócios da empresa.
Ambas as abordagens têm méritos, e o sucesso está em adaptar estratégias com base nos resultados e nas necessidades específicas da empresa.
Implementar uma mentalidade de testes e otimização contínua é crucial para ambas as estratégias.